terça-feira, 17 de agosto de 2010

Conversa com ... Joana Neto

“Cheguei mesmo a chorar quando vi a bandeira de Portugal a ser hasteada. Espero voltar a ter esta sensação, é inexplicável.”

Foi com apenas sete anos que conheceu e se entregou ao Voleibol. Recentemente, a nove de Agosto foi vice-campeã da Europa sub-18 na modalidade. Foi um êxito inédito em Portugal. Dá-lhe sempre um certo gozo chegar ao fim de qualquer partida e ter uma medalha ao peito. O perder para ela não a derrota, antes motiva-a… Depois de um jogo perdido fica sempre a pensar nos erros que cometeu e nas formas de ultrapassa-los e melhora-los para da próxima vez não sair humilhada. Para esta jovem guerreira o voleibol “Joga-se com a cabeça!” e quando representa Portugal, jamais se esquece de “deixar a imagem do desportista português, o guerreiro, lutador, com alma e coragem!”.

1. Como começou o teu gosto pelo Voleibol?
Joana Neto: Quando tinha apenas 7 anos os meus pais acharam que deveria integrar um grupo para me manter activa, praticar algum exercício e, também, conhecer novas pessoas e fazer amizades. Foi então que surgiu a ideia de praticar voleibol, pois para além de ter algumas facilidades uma vez que vivia perto do pavilhão onde treinava, era um desporto que me agradava por exigir muita competição e por ser colectivo. Integrei a equipa do Leixões Sport Club e desde então que nunca mais deixei de praticar voleibol.

2. Jogas voleibol indoor há 10 anos. Que momentos tanto positivos como negativos trazes sempre contigo?
Joana Neto: Ao longo destes 10 anos tive experiências muito positivas. Não falo apenas dos títulos de campeã nacional que neste momento são quatro, um pelo Clube Desportivo e Cultural de Gueifães e os outros três pelo Leixões Sport Club, mas também dos momentos de convívio em torneios, nos jogos, nos treinos. Um outro momento que jamais vou esquecer, esse sim um grande passo na minha carreira desportiva, foi a chamada para a Selecção Nacional de Cadetes em 2005, tinha eu apenas 12 anos. Desde então faço parte dos trabalhos da selecção, tendo já participado em cncocompetições internacionais (Hungria, Estónia, Turquia, Suíça, Bulgária).
Momentos negativos estão sempre presentes também, contudo com tantas experiências boas eles acabam por passar despercebidos. Por isso, não tenho nenhum momento mau que me tenha marcado.

3. A uma dada altura no ano de 2006, foste convidada para entrar numa etapa do circuito nacional sénior. Como e porque razão achas que surgiu esse convite?
Joana Neto: Quando o convite surgiu eu confesso que fiquei um tanto surpreendida. Mas muito mais que isso, entusiasmada, não só porque mantinha uma boa relação com a minha treinadora mas também porque voleibol de praia era um desporto que eu apreciava e tinha alguma curiosidade em experimentar. O convite penso que teve como objectivo passar bons momentos e também transmitir-me o “bichinho” do voleibol de praia.

4. Ficaste com esse bichinho do volei de praia bem preso a ti?
Joana Neto: Tanto fiquei que nos anos seguintes continuei a participar em novas etapas. Integrei entretanto os centros de treino de alto nível para o voleibol de praia da federação portuguesa de voleibol e foi aí que comecei a levar este desporto mais a sério. A federação organizou algumas competições nas quais tive oportunidade de participar, 2 campeonatos da Europa de sub-18 e 1 mundial de sub-19, e isto foi contribuindo cada vez mais para a minha paixão por este desporto.

5. Representas também o Clube Desportivo e Cultural em Gueifães – Maia. Esta época, 2009/2010 a tua equipa sagrou-se campeã nacional de júnior. Ao fim de um ano de trabalho esta é a maior recompensa que uma atleta pode ter?
Joana Neto: Sem dúvida que quando uma equipa tem todas as condições reunidas para obter bons resultados e tem outros adversários competentes, sabe bem trabalhar toda a época para no fim receber o título de campeã nacional. Este ano foi mais uma vez um ano de muito trabalho, muito empenho, muito esforço, não tivemos nenhuma derrota mas tivemos jogos muito bem disputados e deu-me um certo gozo chegar ao fim e ter uma medalha ao peito!

6. E quando se tem o infortúnio de ser vencido?
Joana Neto: Já passei várias vezes por essas experiências, tanto em jogos a meio de época como em finais. É sempre frustrante ser vencido, mas por outro lado é mais uma forma de me motivar para trabalhar, para ser melhor que os outros. Depois de um jogo perdido fico sempre a pensar nos erros cometidos e formas de ultrapassar e melhorar para da próxima vez não sair humilhada e mostrar que acreditando e querendo tudo se consegue. O Voleibol joga-se com a cabeça!

7. No passado dia nove, juntamente com a tua parceira (Mariana Alexandre) foste vice-campeã da Europa sub-18 na tua modalidade. Este foi um êxito inédito no sector feminino português conseguido no Porto. Como te sentiste ao estar no pódio?
Joana Neto: Sensação absolutamente fantástica, não só pelo feito histórico mas por estar a jogar no meu país e conhecer grande parte das pessoas que estão nas bancadas com sorrisos e a bater palmas quando subi ao pódio. Cheguei mesmo a chorar quando vi a bandeira de Portugal a ser hasteada. Espero voltar a ter esta sensação, é inexplicável.

8. Qual é a sensação de representar Portugal?
Joana Neto: Representar Portugal é acima de qualquer coisa um orgulho. Qualquer desportista deseja poder elevar e dignificar o nome de Portugal. Quando represento o meu país procuro dar tudo o que e o que não tenho. Posso não ter as mesmas condições de trabalho que os restantes países têm, mas procuro sempre deixar a imagem do desportista português, o guerreiro, lutador, com alma e coragem!

9. Sentes que este é o momento mais alto do teu percurso desportivo?
Joana Neto: Este foi sem dúvida o melhor até ao momento. Mas não me sinto satisfeita por chegar até aqui. Quero sempre mais e mais. Vou continuar a trabalhar para obter bons resultados e quem sabe, da próxima vez, alcançar o ouro.

10. O ouro… um sonho ou um objectivo por concretizar?
Joana Neto: É um sonho e um objectivo. Ser o número um é a melhor sensação do mundo. Eu trabalho a pensar que quero ser melhor que os outros, os outros chegam lá e eu não, então tenho que trabalhar mais para ser melhor que eles.

11. A partir de agora esse é um momento que pretendes viver mais vezes?
Joana Neto: Claro que sim. Subir ao pódio deu-me um prazer imenso e como já disse, vou continuar a trabalhar duro para poder mais vezes levar Portugal aos primeiros degraus. Nunca nos devemos sentir satisfeitos pelo que já fizemos. O objectivo é evoluir sempre mais.

12. Tudo isto traz mais mediatismo a tua volta. Como é viver com tudo isso?
Joana Neto: É uma boa sensação! “Parabéns” talvez tenha sido a palavra mais proferida pelas pessoas que me rodeiam nos últimos dias. É bom de facto, é recompensador, é um reconhecimento do nosso trabalho, mas é também uma responsabilidade, porque sei que para a próxima não posso deixar que ultrapassem a minha marca e tenho de trabalhar para sermos a número 1.

13. Jogar ao lado da Mariana Alexandre, como descreves a vossa dupla? Cada vez mais vocês são uma equipa?
Joana Neto: Nenhuma dupla é perfeita. Mas sem dúvida que cada vez mais somos uma equipa e isso vai-se construindo nos jogos. Jogar muito ajuda à união, ao espírito de entreajuda. Somos uma dupla com muita garra, muita determinação e muito ambiciosa que nunca se deixa abater com um mau resultado e procura sempre fazer mais, dar sempre o máximo.

14. Para além desta participação, estiveste também presente no mundial de sub 19. Como foi a experiência?
Joana Neto: Foi mais uma boa experiência na minha carreira desportiva. Penso que acima de tudo contribui para a minha preparação para o europeu de sub-18, uma vez que treinamos com duplas que têm meses, anos de preparação e melhores condições de trabalho, e com outro nível de jogo e experiência. Não entramos bem na competição mas conseguimos depois em mais 2 jogos mostrar que em Portugal está a desenvolver-se um bom trabalho e se apostarem em nós, duplas jovens, podemos dar frutos!
Esta prova deu-me mais motivação e mais vontade de trabalhar porque quero chegar ao nível dos melhores. Nesta prova muitas atletas da minha idade mostraram ter um potencial enorme e quero trabalhar para chegar ao nível delas.

15. O que ainda falta e esperas que complete o teu currículo?
Joana Neto: Vai faltar sempre alguma coisa. Não posso ficar satisfeita com o que está feito! Tenho um grande sonho que é participar nos Jogos Olímpicos. Quem sabe um dia eu tenha essa oportunidade e vou fazer por merecê-la!

16.O voleibol numa palavra ou frase…
Joana Neto: Voleibol é atitude!



17.08.2010

1 comentário:

  1. Então e que tal uma entrevista com o admin do blog de um clube que este ano faz a estreia em competições profissionais? Eh eh eh estou apenas a brincar, muito bom o seu trabalho!

    ResponderEliminar