sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Conversa com... Leonel Ribeiro

“Vai-se espantar de tão verídica e surreal que é a minha história...tudo por causa de um jogo de PC. Chamem-me doido, chamem-me maluco...mas eu sou assim e sou feliz”.

Chama-se Leonel Ribeiro, tem 33 anos e vive actualmente em Berna, Suiça. Cedo começou a jogar o famoso jogo de computador CM - Championship Manager (entretanto mudado para FM - Football Manager). Entretanto, o bichinho do kitmaking começou a pegar e actualmente é o responsável pela pesquisa e desenho das camisolas portuguesas para o jogo.



1. O Championship Manager, actualmente conhecido como FM-Football Manager, era até 2003 um jogo algo rudimentar. A partir desse ano foi então possível adicionar partes gráficas que incluíam obviamente as camisolas dos clubes. Como conseguiu ou surgiu o convite de iniciar tal laboração?
Leonel Ribeiro: Antes de mais devo dizer que o Championship e o Football Manager co-existem, seguindo cada um deles o seu caminho, mas com obvia vantagem para o FM...é neste plano que eu entro, ajudando no plano de pesquisa nacional de equipamentos e cores usadas pelas equipas de futebol...o convite foi algo que até nem se pode chamar de convite...foi depois de varias trocas de emails entre as pessoas que gerem a POP (Pesquisa Oficial Portuguesa) fiquei então em directo contacto com o Zé Chieira (chefe da POP) no qual me delegou essa função...ao fim e ao cabo, acabou por ser uma coisa natural...

2. Sempre foi um apaixonado pelos vídeos jogos. Foi por essa razão que se dedicou a tal actividade (Kitmaking)?
Leonel Ribeiro: Não diria que foi essa a razão, mas sim umas das razões. Sempre fui um apaixonado por tudo o que fosse electrónico embora não sendo um génio da informática, tenho os meus trunfos. Antigamente lá em casa sempre que o gravador de video ou a TV avariavam a minha mãe deixava-me dar uma vista de olhos antes de ir para arranjar, eram mais as vezes que estragava do que as que arranjava, mas juntamente com o amor do futebol e do facto de fazer colecção de camisolas, esta actividade acabou por mais tarde aparecer como algo natural. Embora no inicio não fosse essa a intenção. Tudo começou por ser um hobbie.

3. Penso que seja um trabalho muito minucioso. Quanto tempo demora a compor cada camisola?
Leonel Ribeiro: De facto, nós, em particular eu, tentamos ser o mais minuciosos possivel, principalmente no que toca a camisolas de equipas nacionais, quer seja uma risca, um ponto, o colar, patrocínios, emblemas ou seja tudo aquilo que um adepto pode ver numa camisola real. Nós tentamos fazer o mais aproximado possível dessa realidade. Em relação ao tempo demorado, é bastante subjectivo dizer, pois existem designs mais complicados e outros mais simples, mas no mundo globalizado em que vivemos e com a enorme concorrência de marcas desportivas que existem, nós a cada marca ou desenho feito, gravamos aquilo a que chama-mos de “template” para se no caso de uma outra equipa usar o mesmo design, então é somente ir buscar esse design e editar as cores, patrocínios e logos do clube. Assim por alto posso dizer que um design novo em media leva uns bons 30 minutos, os mais complicados até mais, quando é usado o método de “aproveitamento” do “template” então aí pode andar entre uns meros 5 a 10 minutos. Se falar-mos de uma liga inteira, pode-se demorar uns bons 5 dias, isto se tivermos todos os dados em mão, mas posso-me gabar de uma vez ter feito uma liga (campeonato de Malta – 10 equipas) em 10 horas. Mas nesse dia estava inspirado.



4. Em que consiste
e quais os parâmetros que envolvem todo o seu trabalho?
Leonel Ribeiro: Divide-se por quatro fases, a divisão, pesquisa, preparação e elaboração. A divisão, é quando temos as equipas e as dividimos pelas respectivas ligas. A pesquisa trata-se de pesquisar por todo o lado de modo a tentarmos reunir o màximo de informação relativa a essas equipas. A recolha de fotos da maior qualidade possível é essencial, mas por vezes temos que seguir o nosso instinto e “adivinhar” como é o design, pois nem sempre temos a sorte de encontr
ar toda a informação, mas no que toca ás maiores ligas mundiais, essa pesquisa acaba por ser bastante conseguida. A preparação, depois da divisão e da pesquisa, preparamos tudo para a próxima fase...essa preparação passa por uma revisão dos dois passos anteriores. Finalmente chega a elaboração, que como o nome indica, da-se inicio á elaboração das camisolas.

5. É um trabalho remunerado ou feito exclusivamente por
paixão?
Leonel Ribeiro: Remunerado? Quem me dera. Tirando mesmo os designers profissionais das grandes marcas desportivas, não conheço quem tenha alguma remuneração no que toca a este trabalho. Acaba por ser paixão mesmo.



6. A sua actividade profissional é ligada ao grafismo e design?
Leonel Ribeiro: Não, inicialmente no pós-vida escolar ainda
considerei a hipótese de tomar o caminho da informática ou do jornalismo (devido á área de estudo que frequentava), mas por vezes nem tudo corre como esperado e vi-me pouco tempo depois de ter terminado o serviço militar a emigrar para a Suiça em 1997. Ainda hoje por aqui estou…

7. Portugal tem reconhecimento que existe um “filho” português nortenho, a morar no estrangeiro encarregue por tal actividade?
Leonel Ribeiro: Ora bem, nortenho só porque tenho residência legal em Lousada. Originalmente eu costumo dizer que sou de todo o lado e de parte nenhuma, pois já foram imensas as localidades onde vivi neste nosso Portugal, isto depois dos meus pais terem regressado de M
oçambique nos anos 70, local onde nasci, mas se falar-mos de reconhecimento a nivel de foruns ou sites desportivos, acredito que si, existe algum. Nos fóruns todos conhecem o Leonel da Suiça, mas o nome com mais peso é o meu nickname – packmanch.

8. Sente esse reconhecimento de que modo?
Leonel Ribeiro: É muito bom e gratificante ler nos fóruns um simples obrigado tendo em conta que isto é feito de forma gratuita e disponibilizado para todos, então no fim quando alguém agradece, acaba por se sentir esse reconhecimento, seja em que lingua for, pois quando falo de fóruns ou sites, estamos a falar a nivel mundial.
9. Esse nome a nível de design de camisolas no mundo gráfico torna-se mais notório cá ou no mundo do FM?
Leonel Ribeiro: Obviamente que o mundo do FM é o primeiro plano, mas lentamente e devido a uma certa ambição minha, tenho vindo a estabelecer contactos com uma marca de desporto portuguesa e quem sabe se um dia não terei os meus próprios desenhos a serem usad
os por uma equipa. Aliás, existe uma equipa portuguesa de futsal (Cerveira Futsal), onde tenho mantido contacto com as suas pessoas responsáveis, onde já houve uma demonstração de no futuro eu ter alguma intervenção no desenho das suas camisolas.
10. Espera que esta entrevista lhe traga mais mediatismo, especialmente cá em Portugal? Porquê?
Leonel Ribeiro: Mediatismo... Nunca tinha visto
isso desse prisma, mas se algo de bom advir daí, não o vou regeitar, obviamente.

11. É um jogo mundialmente vendido. E por isso inserido num mundo sem fronteiras. Como design do FM sente isso? De que forma?
Leonel Ribeiro: Sim, sem margem para dúvida que a equ
ipa da Sports Interactives, através do seu mentor, Miles Jacobson, fizeram um trabalho fenómenal no que toca em quebrar barreiras, que fez com que este se torna-se num líder mundial de vendas. Eu sou testemunha disso, pois estando eu registado em variados sites/fóruns de FM, posso comprovar isso. Inclusive, basta ver a minha lista de MSN, onde são intermináveis os contactos que tenho com pessoas de todo o mundo.

12. Já fez muitos amigos?Leonel Ribeiro: Sim já, e também alguns “menos-amigos”, mas posso dizer que a lista de amigos é muito maior, sejam indonésios, brasileiros, argentinos, ingleses, din
amarqueses, inclusive ate tenho um amigo chinês mas o maior deles todos sem dúvida o português Marco Talhadas, que nos últimos 3 anos se tornou o meu braço direito, no que toca a fotos de qualidade, quando é preciso lá está ele. É como disse na pergunta anterior – isto é um mundo sem fronteiras.

13. Considera-se um génio?
Leonel Ribeiro: Não nada disso, aliás até estou muito longe disso mas aproveitando o momento sei que existe por aí quem me considera e a mim por vezes dá para encher o ego.

14. Como vê esta actividade que a certa altura lhe surge na
vida? Uma oportunidade, um reconhecimento, uma prova, uma projecção...Leonel Ribeiro: Sem dúvida uma oportunidade. São daquelas decisões que podem marcar a vida de uma pessoa e influenciar o resto dela. São 7 anos que carrego nos ombros a fazer esta actividade e não me vejo a deixar isto tão cedo, embora já tenha tido várias ocasiões que já ponderei deixar isto, mas acaba por ser como uma “droga” e para já não há antídoto.Gosto do que faço.

15. Com toda a projecção que teve, acabou inclusive por assinar contrato com um estúdio inglês de vídeo jogos (Beautiful Game Studio) que na altura e ainda act
ualmente, são os rivais do Football Manager. Uma aventura que durou poucos meses. No entanto, como descreve esse tempo de contrato assinado?
Leonel Ribeiro: Foram cerca de 8 meses duros, cançativos e
estudiosos mas no fim muito gratificante, embora eu reconheça que poderia ter feito mais e melhor, pois acho que desde o inicio houve um mal estar em mim, talvez porque estava a jogar pela equipa adversária (lembre-se que eu estava nessa altura a trabalhar para o CM e não para o FM). Isto passou-se entre 2007 e 2008...

16. Entretanto o contrato esse que foi cancelado. O que esteve por de trás de tudo isso?
Leonel Ribeiro: Como disse anteriormente não me sentia bem no que estava a fazer, depois também foi numa altura que o meu filho tinha 2 anos e era uma pouco dificil conciliar tudo, familia, trabalho, hobbie. E então por minha iniciativa decidi dar por concluÍda essa ligação. Foi essencialmente por falta de tempo.

17. Foi algo que não começou como uma profissão. Gostava
de se dedicar a tempo inteiro à mesma? E porquê?Leonel Ribeiro: Não começou nem é. Tenho a minha profissão real no qual sou bastante competente mas se houvesse realmente uma forma de fazer disto profissão, não rejeitaria, pois seria o culminar de um sonho.


18. Há uma dada altura, que começa a ver em sites oficiais de clu
bes portugueses, como o Leixões e Freamunde, trabalhos feitos por si sem o sei consentimento. Actualmente no site www.zerozero.pt, o mesmo também acontece. Que sensação tal facto lhe despertou?
Leonel Ribeiro: Bem, você já provou alguma coisa quente e fria ao mesmo tempo??? Pois bem, foi e é essa a sensação que senti e sinto cada vez que isso acontece, embora nessa altura lembro-me de ter recebido um pedido de permissão de uso desses mesmos trabalhos da parte das pessoas do Freamunde (julgo que através do site dos seus adeptos FremundeAllez), mas senti um abuso de confiança por parte das pessoas que delegavam na altura o site do FC Leixões (isso acon
teceu á uns 6 anos...julgo que na altura o Leixões militava na II Liga) e agora da parte de quem delega o site www.zerozero.pt inclusive, já mandei uma nota de descontentamento a esse mesmo site, sem no entanto ter recebido qualquer resposta. Obviamente não é caso de tribunal, mas um simples obrigado ou uma nota no próprio site de referência aos criadores seria de louvar. Protecção ao criador é algo que sempre defendi e irei defender.

19. O que é necessário para todos os clubes e sites interes
sados no seu trabalho, poderem usufruir do mesmo nos seus respectivos espaços?
Leonel Ribeiro: Eu nunca digo que não a nada e a ninguém. Est
a entrevista é prova disso. Estou sempre disponível em ajudar, aliás no ano passado foi até de iniciativa minha que entrei em contacto com o fórum dos adeptos do FC Penafiel (Força Rubro Negra) para eu criar os equipamentos do ano passado. O mesmo irá acontecer este ano, o que isso demonstra uma total disponibilidade e tudo na base de um simples obrigado.

20. Há algum episódio, tanto pela negativa como pela positiva que o marcam?
Leonel Ribeiro: Episódios são vários, algumas tristes o
utros mais alegres mas se rebobinar a fita atrás, lembro-me de um dia em Portugal entrar numa loja de videojogos em Aveiro e em conversa com uns indivíduos que lá estavam veio á baila o tema CM e FM. Claro que os gráficos também foram tema de conversa e então um deles diz que sabia que havia um tipo portugues que era muito bom a fazer camisolas e outras coisas para adicionar ao jogo. Eu muito curioso perguntei se por acaso o tipo em questão não seria o Leonel Ribeiro e ele disse “Ya Ya é esse mesmo, o gajo faz umas camisolas muito fixes”. Pode então imaginar o riso que foi quando me apresentei como sendo a tal personagem, o que no fundo me deu uma tremenda satisfação. Dos episódios negativos tenho por hábito, carregar na tecla “delete” do meu cérebro. Sigo em frente.

21. A sua história, é uma história por detrás de uma p
aixão? Porquê?
Leonel Ribeiro: Bem, acho que tudo o que disse até aqui é testemunho dessa paixão. Eu tenho uma frase num fórum que diz “Kitmaking is my dream” (O kitmaking é o m
eu sonho), acho que o resto é óbvio de ver. Posso mesmo afirmar que neste momento o meu filho Rui, a minha esposa Paula e o meu vício kitmaking, são mesmo as minhas paixões.
22. Numa anterior conversa em relação a essa sua
história disse-me: “vai-se espantar de tão veridica e surreal que é...tudo por causa de um jogo de PC...chamem-me doido, chamem-me maluco...mas eu sou assim e sou feliz”. Para finalizar pode-nos explicar um pouco mais esta afirmação?
Leonel Ribeiro: Sim, tem um pouco disso mesmo. Loucura ou maluqueira. Bem, acho que ambas, pois o meu pai um dia disse-me “és doido, não tens mais nada que fazer?”...mas depois de eu lhe fazer a camisola do seu Sporting, ele olhou para mim e vi algo nele que poderia ser visto como orgulho, apesar de ele não ter dito nada, senti isso. Por isso se até a própria família pensa que somos doidos ou malucos. Eu repito:”sou assim, mas sou feliz.”




13.08.2010

4 comentários:

  1. gostei da entrevista

    continuação de bom trabalho para os 2

    cumprimentos

    BLOGUE MOREIRENSE1938

    ResponderEliminar
  2. Tudo o que li desta entrevista é a mais perfeita das realidades.
    O Leonel é sem duvida nenhuma o melhor kitmaker Português e o trabalho que fazemos é muito dificil, e se a isso juntarmos o facto de ser um hobbie e pelo qual não se obtem remuneração nenhuma, acho que um maior reconhecimento seria louvável. Ainda por cima para a comunidade de Kitmakers anonimos portugueses, que são muitos e de grande qualidade.
    Parabéns também á entrevistadora pela divulgação deste area.
    Parabéns aos 2.

    ResponderEliminar
  3. Epá LEonel nem falaste de min. Feriste-me os sentimentos.

    ResponderEliminar
  4. Parabens Leonel, sem duvida alguma, o melhor kitmaker de Portugal e quem sabe, do mundo...
    Um abraço!!!

    ResponderEliminar