sábado, 17 de julho de 2010

Conversa com... António da Silva Gomes

Presidente do FCPenafiel – Sr. António Gomes

“O FCPenafiel precisa de pessoas que o sirvam e não que se sirvam!”

Muito coerente e sensatamente, António Gomes, actual presidente do FCPenafiel explicou ao (In)Formação qual o seu estado de espírito e de entrega, quais as suas visões desportivas, assim como revelou e levantou o véu quando se falou nos seus planos para a próxima época.
É um homem com convicções fortes. Um líder nato, que conseguiu em paralelo com a restante direcção a proeza de estabilizar e limpar o bom nome do FCPenafiel.
Sente-se ressentido coma atitude do mister Rui Quinta e revela ainda pormenores da mesma.
A certeza, essa ficou… Aconteça o que acontecer, o grande objectivo que tem enquanto estiver à frente deste clube é fazer sempre mais e melhor.



1. Na sua visão de Presidente do clube, o que falhou para que uma subida, de facto, tivesse acontecido?
Sr. António Gomes: Eu não considero uma falha, são coisas próprias do futebol, desde que esta direcção assumiu a responsabilidade do clube, toda a gente sabia, pelo menos os desportistas qual o cais do clube. O clube tinha carências de toda a ordem, de maneira que o nosso propósito foi dentro do possível tentar limpar alguma coisa que nos parecia estar menos bem, tentar a estabilidade e só depois tentar fazer o melhor possível. Penso que nós conseguimos em parte quase tudo, menos a parte final. Criamos estabilidade social do clube, estabilidade económica, desportiva mas nunca foi o nosso objectivo subirmos de divisão. É evidente que nós como somos pessoas ambiciosas, as coisas começaram-se a proporcionar, estavam de tal forma tão aliciantes que tentamos realmente a subida mas quando os princípios não são esses… porque talvez nos faltou alguma coisa em termos de valores humanos e desportivos e, se calhar nós tínhamos quantidade mas não tínhamos a qualidade em dimensão desejada. Essa foi talvez uma das principais lacunas que nos privou de na realidade atingirmos o objectivo da subida.

2. “Morrer na praia” aproxima-nos sempre de um sentimento de injustiça. O que sentiu com o apito final em Chaves?
Sr. António Gomes: Foi uma desilusão para todos nós, porque penso que o Penafiel depois de atingir aquele relevo de sangue quase total se proporcionou em termos de massa humana e física em Chaves. Toda a cidade e todo o concelho se mobilizou em torno do nosso clube para nos dar aquele grande apoio que nós precisávamos. O apito final foi mesmo uma desilusão porque por um golo não chegamos aquele objectivo, não subimos de divisão.

3. Como é que a direcção do Penafiel perspectiva o próximo ano?
Sr. António Gomes: Toda a gente sabe que o presidente é eleito, toma posse e depois é que se mune da sua direcção, de maneira que nunca esteve no meu horizonte dar continuidade. Pediram-me para tomar conta do clube este ano transacto, criar estabilidade e em virtude daquilo que aconteceu nunca esteve no meu horizonte dar continuidade ao clube. Mas, se calhar mediante tudo aquilo que aconteceu e mediante a pressão dos meios públicos e políticos da cidade e do concelho, praticamente nós começamos a dar o pontapé de saída para a próxima época. Agora o que é que acontece? O que se perspectiva em termos de acção do futuro? O FCPenafiel neste momento não sabe qual vai ser a sua posição, se nós vamos manter na II B, se vamos subir para a liga Vitalis. Tudo isto é incógnito. Por isso, neste momento em que estou a falar consigo estamos em stand-by, temos talvez de esperar mais uma semana para ver qual é a posição que a Liga e a Federação vai perspectivar para ir preencher as vagas deixadas pelo Estrela da Amadora e pelo Boavista, que na minha óptica vão deixar lugar para preencher. Porque não aparecendo condições em termos de dados físicos, financeiros e sociais não é possível a respectiva inscrição no futebol profissional.

4. Mas mesmo que a justiça não seja feita e o FCPenafiel continuar na II Divisão, o objectivo vai passar logo desde início pela subida de divisão?
Sr. António Gomes: Os pensamentos podem ser muitos, mas na realidade do futebol nós temos de nos aperceber que as receitas ficam muito aquém do desejado. Não há receitas, a massa associativa fica muito aquém daquilo que era preciso para nos dar um alicerce financeiro. Nós praticamente vivemos de algumas carolices e de ajudas da Câmara Municipal, da Penafiel Verde, entre outros, para nos dar a esperança de conseguirmos uma equipa base, com princípio, meio, fim e que nos dê algum objectivo de mais valia para que possamos ter uma equipa superior, capaz de atingir esses objectivos. Como nós nos prontificamos a dar continuidade ao projecto, a intenção podemos tê-la, agora ter atitude e agir é muito complicado. Isso só no fim é que podemos fazer um balanço daquilo que fizemos. O que interessa no meio disto tudo é que continuemos a estabilizar o clube. Nós estávamos num decerto total e sinceramente não sei como conseguimos fazer coisas tão razoáveis como aquelas que fizemos.

5. Para já alguma novidade para o clube em geral, ou para o plantel em particular?
Sr. António Gomes: Não, acho que está tudo igual, está tudo estabilizado, portanto toda a gente sabe aquilo que se passou, agora o que procuramos fazer é mais e melhor.

6. Que tipo de jogadores a seu ver fazem falta neste momento à equipa? E para que posições?
Sr. António Gomes: Se não falhar nada que vem da época transacta, eu disse sempre que o Penafiel precisa de manter a base, alguma base já fugiu, foi o caso do Ginho. Nós precisamos de colmatar o lugar de dois defesas, precisamos de dois bons médios, de um bom avançado e precisamos de um extremo esquerdo. Temos praticamente asseguradas todas as coisas. Falta-nos resolver o problema com o Pedro Moreira. Se ele ficar é para nós uma satisfação muito grande, porque é um jogador da nossa terra, das nossas camadas jovens. Até este momento ainda não chegamos acordo, pensamos chegar mas se não chegarmos se calhar iremos com certeza tapar essa lacuna com outro jogador. Talvez possa ser melhor ou não tão bom mas pensamos colmatar essa brecha. Os restantes jogadores irão aparecer, se não aparecerem de um lado apareceram do outro. O que nos falta neste momento é dinheiro, porque jogadores são como as cerejas, muitas e boas.


7. Como caracteriza e qualifica o trabalho dos atletas penafidelenses?
Sr. António Gomes: Eu penso que o Penafiel tem uma base já razoável, quer os jogadores da nossa formação quer todos os outros que transitaram das épocas anteriores. Temos algumas mais valias bastante razoáveis. O Zé Eduardo já fechou contrato, estamos à espera que o William venha cá para assinar, o Tiago (ex júnior) vai ficar também cá no FCPenafiel. Da linha média o Bruno Madeira é neste momento incógnito também, porque está à espera de contrato do estrangeiro, não sei se será estrangeiro ou de cá… sabe que a II Divisão B é uma transição de jogadores, de maneira que é um palmarés que na dá aquela dimensão em termos visuais para qualquer jogador. Isso inibe-nos de contratarmos algum jogadores, pois ou eles são super bem pagos, não podemos entrar por aí, ou então eles vêm o primeiro ano, dão nas vistas e depois querem sair. O caso do Bruno Madeira, penso que foi um dos jogadores que se calhar mais se salientou na nossa equipa. Em relação ao resto do plantel, o Guedes vai regressar, o Michel vai continuar, é uma das grandes mais-valias que o clube tem e o Quim tem contrato de mais um ano, vai continuar.

8. Já é do conhecimento de todos que o Mister Rui Quinta não encabeçará a equipa técnica na próxima temporada. O que esteve na base dessa saída?
Sr. António Gomes: Vou ser muito curto naquilo que vou dizer. O Rui Quinta fez o seu trabalho, o maior mérito não foi dele, não foi da direcção, foi do clube. Quando nós lhe demos a possibilidade de ele continuar como líder da equipa técnica e de dar continuidade ao trabalho desenvolvido na época anterior, ele disse que ia pensar e de maneira que nunca mais disse nada. Portanto, vou ser curto mas vou-lhe ser sincero. O Sr. Rui Quinta foi o pior, dos piores, dos piores putos dos putos que existem na sociedade para quem o tirou da miséria em termos desportivos. Ele foi corrido do Aliados de Lordelo, teve no Paredes e desceu de divisão, nunca treinou mais nenhuma equipa e veio para o Penafiel pela mão da direcção, que lhe deu a mão e ele usufruiu desse direito e fez aquilo que fez. Homens assim são piores que a m…

9. O FCPenafiel perde, para além do treinador, alguém que reconhece e acredita na formação que o clube faz, ou seja, poderá perde um treinador que aposta fortemente na formação?
Sr. António Gomes: Acho que o Rui Quinta não tem nada a ver com a formação do FCPenafiel. Ele por onde passou em termos de formação também não fez nada, andou por cá, andou por todo o lado e também não fez nada. Eu não quero entrar por aí e penso que o FCPenafiel tem uma base, tem uma estrutura e vai continuar a ter. Não temos problemas em continuar com a mesma base, com a mesma estrutura porque o FCPenafiel precisa de pessoas que o sirvam e não que se sirvam!

10. Bruno Cardoso é o futuro treinador do FCPenafiel. Qual o porque desta escolha e que características considera serem reunidas pelo mesmo?
Sr. António Gomes: Caiu o Sr. Bruno Cardoso como poderia ter caído qualquer outro na equipa técnica. O Sr. Bruno Cardoso já jogou no FCPenafiel, tivemos sempre aquela conversa, sempre o conheci como pessoa e como um bom jogador. Acho que fez um bom trabalho nos clubes por onde passou, de maneira que foi aí que recaiu a escolha de Bruno Cardoso para orientar os destinos do clube. Penso que da nossa parte agimos da melhor maneira e esperemos que todos saiamos frutificados com o trabalho, com o desempenho, com as vitórias e com os objectivos.

11. Assistimos nesta época a uma união do grupo sénior, pensa que o mister Bruno Cardoso tem qualidades humanas para continuar com essa mesma coesão?
Sr. António Gomes: Eu penso que sim, por aquilo que se tem vindo a conhecer do trabalho dele através da comunicação social, o Sr. Bruno Cardoso nunca foi um homem de litígios e de entrar em contradições. Foi sempre um homem bem formado em todos os campos, executivo e social. Espero que faça um bom trabalho com aquela objectividade que nós entendemos que o clube precisa.

12. O povo em Penafiel dizia, há uns tempos, que se o Penafiel não subisse podia perder os patrocínios e apoios. Isso tem algum fundamento?
Sr. António Gomes: Não. Os patrocínios e os apoios são dados pela Câmara, pela Junta de Freguesia, pela Penafiel Verde e por muitos oriundos que são de alguma base da responsabilidade da direcção. Como sabe esta direcção, embora seja uma direcção que não dá muito nas vistas, é uma direcção com credibilidade e mediante a credibilidade que tem, penso que os patrocínios estão todos dentro do alcance desta direcção. No entanto, há um senão que é a situação económica do país, toda a sociedade em geral sabe que está tudo mal, as empresas estão mal e se alguma coisa falhar não é por caso do clube não ter subido. Nós nunca prometemos nada a ninguém. Estabilizamos o clube, se não está bem está razoável. Temos tudo controlado e vamos continuar a dar uma honra e uma dinamização ao nosso clube. Vamos sair assim com certeza e se Deus quiser todos prestigiados e honrados com tudo que se rodeia à volta do clube.

13. A claque “Penaboys” acordou tarde mas o seu regresso foi em grande graças ao trabalho de alguns adeptos. O que pensou de tudo isso?
Sr. António Gomes: São coisas de ocasião. Penso que a claque se quis congregar connosco e aproveitou aquela grande euforia dos resultados e da posição que o Penafiel alcançou para nos ajudar atingir esse grande objectivo. Fizeram tudo de bem para se juntarem a nós e estamos-lhes todos gratos por isso. Sejam bem-vindos, nós precisamos de tudo e de todos.

14. Como espera que sejam os dias futuros neste clube?
Sr. António Gomes: Não sabemos. Neste momento não sabemos qual vai ser a posição do clube… Seja aquilo que for e aquilo que se proporcionar, o Penafiel vai se munir de todas as suas armas, de todo o esforço, empenho, dedicação e se calhar fazer uma aclamação muito grande a todos os associados, empresários, Câmara e massa anónima que possivelmente se juntem a nós para que o Penafiel atinja o grande objectivo de fazer mais e melhor. Esse mais e melhor não sei o que vai ser. Logo se verá.







Notícia publicada no jornal (In)Formação do FCPenafiel
14.06.2009

2 comentários:

  1. Bela entrevista ...
    Este nosso presidente tem cada falha!lOOOl
    Mas o que importa salientar é o excelente blog . Força continua a postar mais coisas..

    ResponderEliminar
  2. A entrevista já e antiga, mas deu para clarificar algumas duvidas, principalmente a situação de Rui Quintas.

    Parabéns e que a tua iniciativa seja bem sucedida.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar